segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Reflexão da aula 23/09/2008

Inclusão parece ser a palavra da vez, fala-se em inclusão social, inclusão digital, inclusão de portadores de deficiencia, as cotas que também é uma forma de inclusão, e por aí vai. Todas essas inclusões não seriam necessárias se houvesse a valorização do cidadão, para que este exercesse a sua cidadania com dignidade e respeito. Se assim o fosse ele estaria incluido na sociedade, teria acesso às tecnologias e não precisaria se cadastrar em cotas para frequentar as universidades.
A inclusão digital me parece dirigida aos jovens deixando de fora os maiores de 50, quando estou com amigos da minha idade e falo de blog, forum, listas, msn, orkut etc, eles dizem que pareço adolescente e aí concluo: Eles fazem parte da exclusão digital, não porque não tem condições financeiras ou não tem cultura, mas porque estão fora mesmo, estão fora até dos programas de inclusão.

2 comentários:

Nanda Anjos disse...

Acredito que essa palavra ganha muito significado pois está bastante ligada a discussão do multiculturalismo. O tratamento político era a busca de homogeneização sem o reconchecimento da singularidade. Com isso muitas culturas, necessidade, singularidades eram suprimidas ocorrendo a exclusão. Como atualmente o foco é outro o multiculturalismos, os estudos culturais apontam a diferença e mostram que não precisa necessariamente ser desigual o diferente. A inclusão virou bola da vez.

Nanda Anjos disse...

Ah !!! Gostei da analogia que tecnologia é para jovem Realmente existe um esteriótipo de pessoas mais velhas utilizando tecnologias. Precisamos vencer isso e não reproduzir esses comentários preconceituosos.